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Prof. Marcelo Tomé
prof.marcelotome@gmail.com
PM

Conhecimentos Específicos


1. Gestão Democrática da Escola Pública


Gestão Democrática da Escola Pública

A Gestão Democrática da Escola Pública é um conceito que busca garantir a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar, como pais, alunos, professores e funcionários, nas decisões que afetam a educação. Essa abordagem valoriza a colaboração e o diálogo, promovendo um ambiente onde todos têm voz e podem contribuir para a melhoria da escola.

A ideia central é que a escola não é apenas um espaço de ensino, mas também um lugar onde se exercita a cidadania. Isso significa que todos devem ter a oportunidade de participar ativamente na construção de projetos pedagógicos, na administração dos recursos e na definição das diretrizes da escola. A gestão democrática também envolve a criação de comitês e colegiados, onde diferentes segmentos da comunidade escolar podem se reunir para discutir e decidir sobre questões importantes.

Além disso, a gestão democrática é respaldada por leis que garantem a autonomia das escolas e a necessidade de um funcionamento transparente e participativo. O objetivo é transformar a escola em um espaço mais inclusivo e representativo, onde a diversidade é valorizada e todos se sentem parte do processo educativo.

 

Exercícios:

 

1. Qual é o principal objetivo da Gestão Democrática da Escola Pública?

   A) Aumentar a carga horária de aulas.

   B) Garantir a participação de todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões.

   C) Reduzir o número de professores na escola.

   D) Implementar um sistema de ensino autoritário.

 

2. Quem são os principais envolvidos na Gestão Democrática da Escola Pública?

   A) Apenas os professores e diretores.

   B) Somente os alunos.

   C) Pais, alunos, professores e funcionários.

   D) Apenas os funcionários administrativos.

 

3. Qual é uma das características da Gestão Democrática nas escolas?

   A) Centralização das decisões na figura do diretor.

   B) Criação de comitês e colegiados para discussão e tomada de decisões.

   C) Exclusão da comunidade nas questões pedagógicas.

   D) Foco apenas em resultados acadêmicos.

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